Os Correios estão fazendo entregas?

Os Correios estão entregando?

Como temos visto em vários países do mundo durante a quarentena, o E-commerce não vai parar! Aqui no Brasil, de acordo com o Decreto 10.282, assinado pela Presidência da República em 20/03/2020, serviços postais e de transporte e entrega de cargas em geral passam a ser considerados essenciais, ou seja, não devem ser interrompidos durante o período de combate à pandemia. Então a resposta é sim, os Correios estão entregando.

Já imaginou o que seria do país sem os Correios? Eles fazem um trabalho único de chegar aos lugares mais distantes num país de tamanho continental. Junto com a Internet, cumprem um papel de democratização e acessibilidade. Afinal, uma pessoa no interior do Amazonas, consegue comprar o mesmo livro, computador ou perfume, que está disponível para alguém em São Paulo.

Sabemos que com os comércios, bares e restaurantes fechados, o que sustentará principalmente as micro e pequenas empresas será o comércio online. Vimos a movimentação de muitas marcas e redes de restaurantes para não parar 100% através do online e isso, com certeza, ajudará a preservar muitos empregos.

Claro que aqui devemos ressaltar também o enorme trabalho que os “motoboys” estão fazendo para manter as cidades maiores em movimento.

 

Mas qual a posição oficial dos Correios?

Fizemos um resumo dos boletins divulgados para todas as empresas que possuem contrato com os Correios. São regras que se aplicam não apenas à Amo Berloque, mas a todas as lojas online do Brasil que utilizam o serviço de entrega dos Correios. Seguem informações importantes:

  • Os Correios estão trabalhando com pessoal reduzido, adotaram ações como afastamento de empregados no grupo de risco e daqueles residentes com pessoas classificadas nesse mesmo grupo.
  • Conforme esperado, tais ações, reforçadas por medidas preventivas tomadas por vários governos estaduais, demandam a necessidade de adequações operação. Sendo assim, os serviços com hora marcada estão suspensos (SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX Hoje e Telegrama);
  • Há um acréscimo de 3 (três) dias úteis no prazo de entrega de encomendas e correspondências. Os serviços de Sedex, PAC, Cartas e encomendas em geral, estão funcionando;
  • Indenizações: suspensos os pagamentos de indenizações por atraso para todos os serviços nacionais e internacionais (a justificativa da transportadora é que a implementação de medidas de prevenção ao coronavírus impacta o fluxo operacional);
  • Objetos com registro e Sedex Documento: Será dispensada a assinatura do recebedor, sendo substituída por imagem fotográfica realizada pelo carteiro no ato da entrega, que contemplará a informação de “ENTREGUE” e o respectivo horário. Esse objeto será depositado na caixa de correspondência ou em local seguro no endereço. Na impossibilidade desse procedimento, o carteiro solicitará a presença de uma pessoa do endereço para entrega do objeto, evitando o contato físico;
  • Encomendas: será coletada imagem do objeto contendo o nome legível e o RG informado pelo recebedor ao carteiro e o horário da entrega, mantendo-se a distância mínima recomendada entre as pessoas;
  • Aviso de Recebimento – AR: Os Avisos de Recebimento serão preenchidos pelos carteiros com todas as informações requeridas informadas pelo recebedor, mantendo-se a distância mínima recomendada.

As medidas acima não afetam apenas algumas lojas online. Elas são gerais, para todas as entregas que ocorrerem nesse período. Para ver todos os comunicados oficiais dos Correios, clique aqui.

 

Gratidão e paciência em tempos difíceis

Apesar da quarentena, há várias ações para que o país não pare totalmente e que podemos fazer para ajudar. Cada um de nós deve tratar a questão com a máxima seriedade e, para preservar a si mesmo e a seus familiares e amigos, esperar em casa até que tudo melhore.

Precisamos também entender que os Correios estão fazendo um esforço enorme, mesmo com pessoal reduzido, para continuar entregando da melhor maneira possível. E um pouco de paciência se a encomenda atrasar alguns dias, não faz mal a ninguém, não é mesmo?

Por falar em esforço, quem possui na família ou um amigo que seja da área da saúde, como médico ou enfermeiro, sabe o quanto eles estão trabalhando agora. E o que vemos em todo país é um comprometimento impecável desses profissionais. Nosso muito obrigado a eles.

 

O que fazer para ajudar ao próximo?

Por exemplo, há várias ações rolando para adquirir vale-presentes, como jantares de restaurantes super legais, com 50% de desconto.

Além disso, para se aproximar de quem amamos, podemos enviar presentes, flores e outras formas de carinho. Um dica: procure as lojas e pequenos comércios locais para presentear, muitos deles possuem e-commerce ou atendem via Whatsapp e telefone.

Nesses dias precisei comprar um presente e queria um jogo (Monopoly). Procurei na Amazon e estava disponível para comprar diretamente da Amazon ou de uma pequena loja de jogos de tabuleiro. Sabe quando em alguns sites aparece “vendido e entregue por XXX”? Acabei comprando da loja pequena mesmo.

Diretamente relacionado ao combate do COVID-19, há muitas associações trabalhando em arrecadar recursos, como máscaras e álcool, doações em dinheiro, alimentos, etc. Você pode ver uma reportagem do G1 que mostra algumas dessas ONGs e como ajudar, clicando aqui.

Apesar de ser um período único na história do mundo, por aqui na Amo Berloque estamos confiantes de que sairemos dessa uma humanidade melhor e com pessoas mais unidas, valorizando muito mais o que estava no cotidiano.

Com carinho,

Ana – Equipe Amo Berloque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *