Como limpar os berloques?

Os berloques e joias de Prata se bem cuidados podem durar a vida toda, mas muitas pessoas tem a dúvida: “Como limpar meus berloques?”.

E nesse post vamos não só ensinar a limpar berloques de Prata, mas também vamos explicar porque as joias escurecem. Vamos lá?

IMPORTANTE: LEIA ATÉ O FINAL PARA NÃO PERDER NENHUM DETALHE. TODAS AS INFORMAÇÕES SÃO IMPORTANTES E ESSENCIAIS PARA NÃO DANIFICAR SUAS JOIAS.

Aqui na Amo Berloque nós sempre indicamos três formas para limpar os berloques de Prata. Inicialmente você pode limpar com uma flanela de algodão, pois muitas vezes você consegue deixar seus berloques limpos, lindos e brilhando só passando uma flanelinha. A flanela não agride a Prata e remove as impurezas e sujeiras superficiais com facilidade.

A segunda forma é limpar berloques de Prata com água morna, escova macia e sabão neutro. Nesse caso, todas as etapas e itens são bem importantes e vamos te explicar o porquê. 

 

 

  1. A água morna é eficaz para limpeza de muitos objetos, pois remove as impurezas com mais facilidade, menos tempo e sem precisar “esfregar” o objeto.
  2. A escolha da escova é muito importante. Indicamos sempre escovas macias para que não agrida o seu berloque, se a escova tiver cerdas muito duras e pouco flexíveis, pode riscar e arranhar a joia, causando assim um dano irreversível.
  3. O sabão deve ser neutro, por possuir menos aditivos abrasivos na composição. Sendo assim, é o mais indicado para a limpeza.

Agora que você já sabe a importância dos materiais, vamos ao passo a passo:

  1. Esquente a água e retire do fogo antes que alcance a fervura, a temperatura ideal é morna e não fervente.
  2. Em uma vasilha pequena acrescente o sabão neutro e misture, formando uma solução de limpeza. A quantidade de sabão deve ser pequena.
  3. Molhe a escova macia na água com sabão e escove levemente os seus berloques, não é necessário colocar força e sim delicadeza nessa etapa do processo. É importante ter paciência e cuidado para não riscar os berloques.
  4. Lave o berloque em água corrente para tirar a solução de limpeza.
  5. Seque bem o berloque com uma flanela macia ou toalha de algodão.

Pronto! Berloques limpos e com brilho para voltar para sua pulseira!

 

Como limpar meus berloques?

 

Limpar berloques de Prata

 

É difícil mostrar na foto, mas notem a diferença, principalmente no berloque do Arco do Triunfo e na haste do espelho. Pessoalmente deu pra ver que o coraçãozinho ficou com brilho de berloque novinho.

 

O que não usar para limpar suas joias

Produtos polidores de Prata e produtos químicos podem causar danos irreparáveis para seus berloques e joias. Por isso, não recomendamos o uso (nem uma gotinha).

Quem aqui não se lembra de que antigamente se usava muito pasta de dente para limpar objetos de prata? Pois é! Mas para berloques não recomendamos de jeito nenhum.

Mas por quê? Para destacar o desenho dos berloques, eles passam por um processo que se chama “Envelhecimento da Prata”, ou seja, após o berloque pronto, ele recebe o aplique de um líquido que escurece a prata nos relevos, assim o desenho fica destacado. Ao utilizar qualquer produto químico, essa cobertura sai, deixando a prata bem branca e o desenho apagado.

 

Diferença entre Prata e Prata Envelhecida

 

3ª maneira: Mas a prata escureceu (Oxidou) muito, o que fazer?

Algumas pessoas têm problemas com o escurecimento de acessórios de prata. Para começar, imagine que a prata escurece naturalmente em contato com o ar, ou seja, imagine que você deixou uma peça de prata na natureza ou ao relento. Após alguns dias, quando você voltar para buscá-la, provavelmente vai notar pontos de escurecimento. Isso ocorre principalmente pela reação da prata com a poluição do ar, principalmente com o enxofre. Além disso, o nosso suor também possui enxofre, mesmo que em algumas pessoas com maior concentração e outras em menor, e isso também leva ao escurecimento dos acessórios. Tem até um vídeo do programa Bem Estar que explica:

Além do enxofre e do suor, o cloro das piscinas e a água do mar também são muito agressivos à prata e podem escurecê-la e deixá-la fosca. Os danos causados podem ser irreversíveis.

A terceira maneira de limpar seus acessórios de prata é se a simples lavagem com água e sabão não der certo, recomendamos o uso de um pano específico para polimento de prata. 

O pano (flanela) de polimento para joias de prata esterlina (Prata de Lei) possui um produto no tecido que é específico para remover manchas e é a maneira mais segura de limpar e restaurar suas peças de prata ao brilho original. Após limpar com a flanelinha, lave bem com água e sabão neutro e seque com uma toalha macia. Isso retira o excesso de produtos químicos de limpeza que tem no paninho.

Nós por aqui não gostamos daquela flanelinha amarela ou laranja que muitas vezes vemos para vender em lojas de prata ou acessórios. Essa flanela normalmente deixa muitos resíduos na peça e com o tempo pode desgastar e estragar sua joia. Se a joia tiver banho de ródio, essa flanelinha também retira o banho com facilidade. Caso queira uma flanela de uso profissional, entre em contato com o nosso atendimento (contato@amoberloque.com.br).

Não recomendamos em nenhuma situação usar líquidos limpadores de joias em suas peças de prata (exceção: o líquido limpador da Tiffany é muito bom). Se você achar que não consegue resolver com as opções apresentadas acima, leve sua joia para um ourives especializado, ele vai conseguir te ajudar ou entre em contato conosco.

 

E Berloques Folheados e Berloques de Bijoux?

Para berloques folheados a Ouro 18k, berloques com banho de Ouro Rosé e berloques de bijuteria, indicamos que a limpeza seja feita apenas com a flanela de algodão.

Lembre-se que essas semi-joias são folheadas, ou seja, possuem uma camada de ouro, prata ou outro material nobre e, quanto mais sofrerem atrito, essa camada vai sair mais rapidamente, tirando o brilho e a cor.

O mesmo é indicado para pulseiras nesses materiais e também Pulseiras de Couro.

 

Dica

O processo de limpeza explicado anteriormente é indicado apenas para limpeza de berloques de Prata, sem esmalte.

Para berloques esmaltados indicamos apenas a limpeza com flanela de algodão. O atrito com a escova e demais etapas do processo podem danificar o esmalte do berloque.

Para berloques com apliques de pedras indicamos o cuidado redobrado para limpar, pois as pedrinhas cravejadas podem se mexer e eventualmente cair. Evite encostar com a escova nas pedras da joia, passe apenas no entorno da peça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *